Telefone:(11) 3885-6176 | 3887-5963
Prótese Parcial Fixa

Quando a Prótese Parcial Fixa é indicada?

Quando existe ausência total do dente (raiz e coroa); quando há necessidade de reposição dentária imediata; quando o paciente apresenta Disfunção da ATM causada pela falta do dente; quando o paciente apresenta pouca estrutura óssea, que não permita a utilização de implante; e para devolver a estética dental.

Quanto tempo dura uma prótese fixa?

A durabilidade de uma prótese fixa depende de vários fatores:

  1. bom exame e planejamento prévios;
  2. técnica e dos materiais utilizados;
  3. fineza da adaptação da prótese aos dentes;
  4. boa relação da prótese com os tecidos gengivais;
  5. justeza da sua oclusão, isto é, da sua harmonia com a função mastigatória.

Essencialmente, depende da especialidade do dentista, excelente protético e cuidados adequados por parte do paciente, havendo a necessidade de uma boa manutenção da saúde bucal.

É difícil a limpeza? Causa mau hálito?

As próteses fixas unitárias, quando bem desenhadas e bem adaptadas marginalmente, comportam-se como dentes naturais na sua limpeza e exigem do paciente os mesmos cuidados, isto é, boa escovação na técnica e no tempo corretos, complementada pelo uso do fio ou fita interdental. Os portadores de pontes fixas necessitam de dispositivos especiais: passadores de fio dental, ou fios com a ponta endurecida, para a limpeza dos espaços protéticos. O mau desempenho de uma prótese fixa, a má adaptação, o mau tratamento dado aos materiais e a limpeza insuficiente podem permitir a retenção de detritos alimentares e bactérias, causando inflamação gengival e mau hálito.

Por que o dente perdido precisa ser substituído?

Os dentes, para funcionarem bem, precisam estar em equilíbrio nos arcos dentários superior e inferior, sempre submetidos a um sistema de força oriundas dos músculos mastigadores, lábios, bochechas e língua. A perda de um só dente desequilibra esse sistema de forças, e os dentes movimentam-se migrando para compensar a perda. E espaços são criados, desníveis acontecem e a mastigação e a estética sofrem. Os dentes precisam ser recolocados porque eles fazem parte de um todo: o sistema mastigatório.