Telefone:(11) 3885-6176 | 3887-5963
Peeling Gengival

Como é feito o Clareamento ou Peeling Gengival? Quanto tempo leva para ter um bom resultado estético?

O Clareamento ou Peeling Gengival, realizado sob anestesia, consiste em se realizar uma leve descamação superficial das gengivas, promovendo a remoção das células que fabricam o pigmento marrom, os melanócitos. A melhor técnica para a remoção, e a menos invasiva, consiste em se utilizar brocas diamantadas ultra finas acopladas a aparelhos de ultrassom específicos para este fim. Após a remoção superficial, ocorrerá a formação de novo tecido epitelial gengival, totalmente rosa, muito mais bonito, sem a cor marrom acinzentada. Esse novo tecido epitelial começa a ser formado em aproximadamente 72 horas após o procedimento, e em apenas sete dias consegue-se um ótimo e significativo resultado estético.

Quanto tempo demora o procedimento de clareamento gengival? Dói muito durante e após?

A técnica utilizando a broca diamantada é menos invasiva e reduzir o tempo cirúrgico, o sangramento praticamente não existe e elimina quase todo o desconforto do pós-operatório. Essa técnica é feita de 45 minutos a 2 horas, depende do tipo e quantidade de manchas. Raríssimos são os pacientes que necessitam de analgésicos ou anti-inflamatórios pós Peeling Gengival.

Quanto tempo as gengivas permanecerão mais claras?

O Clareamento ou Peeling Gengival pode durar de 2 a 3 anos, e após esse período pode haver a necessidade de retoques, devido à nova formação de células produtoras de melanina, os melanócitos. Nos fumantes esta recidiva poderá ocorrer antes dos dois anos pós Peeling.

Quais cuidados devo tomar pós Clareamento ou Peeling Gengival?

  • Não fumar por 15 dias;
  • Utilizar escovas dentais ultra-macias;
  • Não tomar bebidas alcoólicas, refrigerantes, sucos cítricos; não ingerir alimentos quentes, alimentos; duros, alimentos salgados, alimentos cítricos apenas nos 3 primeiros dias pós tratamento;
  • Realizar bochechos 3 vezes ao dia por 7 dias, com solução à base de clorexidina 0,12%;
  • Não beijar prolongadamente pessoas desconhecidas, pois há uma "ferida" exposta;
  • Não realizar sexo oral com nenhum parceiro(a).