Telefone:(11) 3885-6176 | 3887-5963
Clareamento

Quais são as causas das alterações na cor dos dentes?

As manchas dentais podem ser extrínsecas, aquelas causadas pelo consumo de alimentos ricos em corantes (café, chá, etc.), pelo cigarro, ou por acumulo de placa bacteriana. Ou podem ser intrínsecas, congênitas decorrentes de dentinogênese imperfeita ou fluorose, ou adquiridas, causadas por tetraciclina, flúor, hemorragia pulpar causada por traumas, etc.

Qualquer pessoa pode fazer clareamento?

Não. Gestantes, lactentes, crianças menores que 14 anos e pacientes com patologias que contra indique (orientação de profissionais) não podem se submeter ao clareamento dental.

As restaurações e próteses podem ser clareadas?

Os materiais restauradores (porcelana e resinas) não podem ser clareados, mas, após o clareamento, os dentes com restaurações e próteses podem ser substituídos por outros com uma cor bem mais clara e natural, se o dentista achar necessário.

O dente clareado pode escurecer novamente?

Sim. Mas nunca como era antes. Após 01 a 02 anos, pode haver a necessidade de uma manutenção, que é rápida e eficiente.

Posso fazer sozinho ou preciso ir ao dentista?

Não se recomenda clarear os dentes sem orientação correta de um cirurgião dentista. Seja no consultório seja em casa, sempre deve haver monitoramento e acompanhamento do dentista.

Os produtos utilizados no clareamento são seguros à saúde geral?

Sim. Como outros produtos e medicamentos usados na Medicina e na Odontologia, se usados corretamente conforme orientação, os produtos usados no clareamento não promovem nenhum prejuízo à saúde geral.

Eles provocam danos à gengiva?

Não, desde que o paciente faça tratamento supervisionado e não use nunca produtos vendidos pela TV, ou em supermercados.

Quanto tempo demora o Clareamento Doméstico?

Dura de 07 a 10 dias, usando-se durante 01 hora por dia. Pode haver variações a depender do grau de escurecimento e do quanto se deseja clarear.

Quando é indicado o clareamento unitário (de um único dente)?

Quando o dente está escurecido devido a tratamento de canal, traumas ou necrose do nervo ocorrendo hemorragia dentro do dente.

Qual a técnica utilizada para o clareamento unitário?

A técnica para clarear pode ser feita de duas formas:
Com no consultório, que normalmente é necessária duas ou três sessões com intervalo de três a quatro dias entre as consultas;
É feita uma abertura discreta na parte interna do dente e colocação de medicação adequada. O paciente dica com um curativo temporário e troca duas ou três vezes, conforme acompanhamento clínico. Normalmente em uma única sessão já ocorre o clareamento desejado, mas em casos mais severos o tempo estimado é de 15 dias.

Quais são os cuidados que devo ter durante o tratamento?

Não fumar imediatamente após o clareamento;
Não ingerir frutas ácidas, refrigerantes, corantes (café, chocolate, molho vermelho, beterraba, vinho tinto, etc.);
Não usar creme dental colorido ou que contenha bicarbonato de sódio;
Fazer bochecho com flúor (falar com dentista);
Caso necessário fazer uso de analgésico.